Declaração de Fé
GÊNERO
A respeito dos gêneros, creio que as Escrituras ensinam claramente que:
1. Só existem dois gêneros - masculino e feminino – que são determinados pelo Criador. Não existe o gênero neutro nem o terceiro ou quarto gêneros. Gênesis 1:27
2. Masculinidade e feminilidade são estabelecidas no momento da criação, não são desenvolvidas socialmente. Papéis e hierarquias são determinados e comunicados por Deus no momento da criação.
3. Gênero não se distingue de sexo. Homem e mulher foram criados como uma unidade de corpo e espírito de forma que esta unidade corresponde a unicamente uma identidade de gênero. O corpo é essencial para os seres humanos e cada corpo inclui uma identidade sexual. Logo a identidade sexual é essencial para a existência humana.
4. Homem e Mulher são criados iguais no que diz respeito a ambos serem feitos à imagem de Deus, serem iguais em dignidade e valor e terem o mesmo propósito maior de se relacionar com Ele e glorificá-lo (Gênesis 1:27).
Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Gênesis 1:27
5. Homem e Mulher são criados diferentes no que diz respeito à questões físicas e funções específicas.
Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda".
Gênesis 2:18
6. As diferenças entre homem e mulher são boas e necessárias. As diferenças não são antagônicas, mas complementares.
"E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom"
Gênesis 1:31
"Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada".
Gênesis 2:23
7. As desigualdades históricas entre homem e mulher não são fruto de suas diferenças, mas do pecado.
"Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará"
Gênesis 3:16
8. As diferenças entre homem e mulher são eternas.
FEMINILIDADE
Especificamente sobre a questão do gênero feminino (feminilidade) creio que a mulher é uma criação boa e distinta/especial de Deus feita à sua imagem e semelhança, igual ao homem em dignidade e valor e diferente em funções e ordem em contextos específicos, criada para atuar no mundo em parceria complementar indispensável com o homem e sob a sua liderança visando a glória de Deus”
1. Deus criou a mulher de forma intencional, proposital. A mulher é obra das próprias mãos de Deus e tudo que Deus faz é bom. O entendimento correto da gênese feminina exclui qualquer entendimento equivocado de que a mulher foi criada de forma inferior, defeituosa, desprezível, com capacidades limitadas.
2. Ambos, homem e mulher são criados igualmente à imagem de Deus é o que nos faz humanos, diferentes do restante da criação, o que nos confere dignidade e valor e garante à mulher ‘direitos humanos’ fundamentais e a desaprovação cabal do Criador contra qualquer tipo de abuso, maus tratos, violência, morte ou privação de direitos. Dizer que a mulher foi igualmente criada à imagem de Deus significa que ela foi criada com inteligência, criatividade, capacidade pra relacionar e que Deus deseja que a mulher use toda a capacidade dada por Ele para a sua glória.
3. Existem diferenças fundamentais enraizadas na forma e no propósito criativos do nosso Deus para a Mulher. A mulher é uma criação distinta com características e potencialidades especiais para a glória de Deus. Ela é criada com funções biológicas diferentes e entre essas se destaca a maternidade. Dentro do propósito e do lugar da mulher no mundo destaca-se a missão materna da mulher. Embora essa não seja a única missão da mulher, ela assume um caráter prioritário para aquelas a quem Deus a concedeu.
4. Além das diferenças físicas, biológicas, orgânicas, existem outras características distintivas da feminilidade que estão intimamente relacionadas com a forma como o Criador planejou e criou a mulher e que apontam para funções específicas e para uma ordem estabelecida por Deus no relacionamento entre homem e mulher.
5. A mulher não é inferior e isso fica claro através do princípio da cooperação e interdependência determinado por 1 Co 11:11,12. A mulher tem uma missão em parceria indispensável com o homem. Deus estabeleceu uma organização econômica, funcional, uma parceria organizada, equipe complementar, mutualidade. Alguém tem que liderar, e o Senhor escolheu que fosse o homem. Essa ordem se manifesta claramente no lar e na igreja.
6. Tanto o homem como a mulher, recebem o que chamamos de ‘Mandato Cultural’. O Mandato cultural é a tarefa dada por Deus ao homem e à mulher de cuidar e abençoar a terra, de espalhar e espelhar a imagem e a glória de Deus. Ambos, homem e mulher, são co-regente, co-administradores. Não apenas o homem, mas a mulher também recebe o dever e a responsabilidade cultural de usar as capacidades dadas por Deus para agir para o bem do universo criado e da família em parceria complementar indispensável sob o cuidado da liderança masculina para a glória de Deus.